Cartão SUS

Cartão SUS digital

Cartão SUS digital como funciona? – Há tempos já que o cartão SUS faz parte da realidade de muitos brasileiros que buscam atendimento junto ao Sistema Único de Saúde (SUS). Confira aqui todas as informações referentes ao Cartão do SUS Digital!

Um instrumento que visa facilitar o atendimento do cidadão, agilizando o processo de marcação e agendamento de consultas e exames, ele também possibilita a verificação de informações básicas do paciente num sistema próprio: o Sistema Cartão Nacional de Saúde. Esse acesso geralmente é feito pelos próprios médicos ou profissionais da área de saúde que venham a atender o usuário.

Cartão SUS digital

Todavia, com o lançamento do Cartão SUS Digital em 2015, o próprio usuário poderá consultar informações importantes sobre sua condição física e estado de saúde atual. Taxas de glicemia e histórico de pressão mínima e máxima são alguns exemplos do que poderá ser verificado no aplicativo do cartão. Para ter acesso a ele, basta baixá-lo nesse link aqui.

O que muda na vida do usuário?

Tendo a praticidade e funcionalidade que o aplicativo permite, realizar a marcação de consultas e cuidar da própria saúde se torna muito mais fácil. Num mundo onde informação cada vez se torna mais importante, poder ter noção do que acontece com o próprio corpo é algo fundamental para uma vida saudável e equilibrada.

Cartão SUS digital

O aplicativo também possibilita compartilhar informações importantes com médicos que estejam sendo consultados no momento, como quais alergias o usuário possui. Também permite incluir contatos de emergência para caso ocorra algo grave ao cidadão.

Veja também:

Número de Identificação constante no Cartão

O número de identificação que vem com o cartão ainda é a chave principal do sistema, pois através dele é que são incluídas as informações relativas ao paciente. Mesmo que se perca o cartão físico, ou não se consiga acessar o aplicativo, tendo ele em mãos é possível fazer tranquilamente o agendamento de consultas e exames.

Quem pode adquirir o cartão?

Qualquer brasileiro de nascença ou naturalizado pode adquirir o seu cartão SUS digital. Depois da integração do sistema da Receita Federal com o CadSUS Web (a base de dados do cartão), cada CPF ganhou um número do Cartão Nacional de Saúde.

E o cartão físico?

Para quem quiser adquirir o cartão físico, basta apenas se dirigir a um dos centros de atendimento do SUS credenciados para a emissão dos cartões, apresentar a documentação exigida (CPF, RG, comprovante de residência, certidão de nascimento ou casamento) e aguardar o prazo de envio. Inicialmente, o usuário irá receber um cartão provisório até que o permanente chegue no endereço fornecido na hora do cadastro. O início do processo poder ser feito via Web, por meio do link: https://portaldocidadao.saude.gov.br/portalcidadao/areaCadastro.htm

Após esse passo, é necessário imprimir o protocolo gerado e se dirigir com a documentação acima descrita a um dos centros credenciados em até 90 dias para conclusão do cadastro. Os locais aptos a solicitarem os cartões podem ser conferidos na Secretaria Municipal de Saúde da sua cidade.

5 (100%) 1 vote

Comentários

Deixe um comentário