Cartão SUS

Fazer Cartão SUS online

O cartão SUS online é um instrumento do Sistema Nacional de Saúde, que permite a integração a nível nacional das informações dos usuários do SUS (Sistema Único de Saúde) e dos Serviços de Saúde Complementar (convênios e planos de saúde).

Nele consta um número que identifica o usuário no sistema e é usado para marcar consultas, atendimentos, exames, entrega de medicamentos etc. Pode ser físico ou digital.

Documentos necessários   

Junto ao protocolo devem ser entregues alguns documentos, tais como: RG, CPF, certidão de nascimento ou de casamento e comprovante de residência.

O cartão SUS online pode ser solicitado por parentes próximos ao usuário, como pai e mãe, neto e neta, avô e avó, irmão ou irmã. É necessário que levem a documentação do usuário.

Estrangeiros naturalizados também podem fazer a solicitação, porém devem levar a data de entrada no Brasil e a de naturalização, o número de portaria desse processo e o seu país origem.

cartão sus online

Lista de documentos:

  • Carteira de Identidade
  • CPF
  • Certidão de nascimento ou certidão de casamento
  • Comprovante de residência

Imprimir Cartão SUS online

A impressão do cartão do SUS é feita após a entrega da documentação exigida e do cadastro, porém no momento apenas um cartão provisório é repassado ao usuário. O permanente é enviado à residência cadastrada, sendo feito de material plástico com formato igual aos cartões bancários.

O Cartão SUS online possibilita ao usuário ser atendido em qualquer unidade do Sistema Único de Saúde dentro da federação. Sua solicitação física pode ser feita num dos pontos de atendimentos habilitados pela Secretaria Municipal de Saúde do município. Aqueles que desejem agilizar o processo, podem fazer a solicitação pela internet realizando um pré-cadastro no site do Portal do Cidadão (Pré-Cadastro).

cartão sus online

Para preenchimento são necessárias informações como nome completo, RG, CPF, data de nascimento, município de nascimento, nome da mãe.  Feito isso, será emitido um protocolo que deverá ser impresso e levado em até 90 dias a um dos pontos credenciados para validação.

O Cartão SUS Digital

Em 2015 foi lançado pelo governo federal um aplicativo que permite acessar informações do perfil de saúde de cada usuário: o Cartão SUS Digital. Após preenchimento de informações correspondentes, será possível realizar a verificação das taxas de glicemia e acompanhar os últimos registros de pressão mínima e máxima.

Também é possível acessar informações das últimas consultas médicas, mencionar se faz uso de algum tipo de medicamento ou se possuí alguma alergia entre outros. Médicos que estejam realizando o atendimento do paciente podem receber informações compartilhadas por ele, e contatos de emergência podem ser adicionados pelo usuário no aplicativo. Para quem desejar baixá-lo, ele pode ser encontrado na Google Store:

APP Cartão SUS

Para quem precisar do número de inscrição do cartão para alguma consulta, basta apenas entrar no aplicativo e com CPF e data de nascimento realizar a consulta. Esse número permite o atendimento junto às unidades de saúde do SUS ou dos Serviços Suplementares de Saúde.

O sistema do Cartão SUS tem como finalidade a integração da base de dados dos usuários, permitindo a troca de informações dos pacientes entre unidades de atendimento de saúde com mais eficiência. Desse modo, não importa onde o paciente se encontre, seu histórico de consultas, exames e dados médicos poderá ser acessado por qualquer médico ou profissional da saúde que venha a atendê-lo.

Para mais esclarecimentos, acesse o site oficial do governo com as informações do cartão:

5 (100%) 1 vote

Comentários

Deixe um comentário