Cartão SUS

Como fazer o Cartão do SUS

Saiba Como fazer o Cartão do SUS – O cartão do SUS foi feito para facilitar a vida do cidadão que precisa recorrer ao Sistema Único de Saúde.

Nele estão inseridos dados do paciente relativos aos locais onde foi atendido, as datas dos procedimentos, quais serviços médicos recebeu e quais foram os profissionais que o atenderam.

Dessa forma, quando ele se dirigir a um dos postos ou centros de atendimento do SUS, os profissionais envolvidos terão acesso ao seu histórico permitindo tomar parte de sua situação atual no mesmo instante.

O objetivo do cartão é organizar de forma sistemática informações sobre os atendimentos prestados aos pacientes, bem como permitir e facilitar a comunicação dos variados serviços de saúde da rede de atendimento.

De modo amplo, a rede atinge todo o país e permite o fornecimento de informações sobre o usuário do cartão em qualquer estado da federação ou Distrito Federal.  A rede de informações dos cartões também permite levantar dados gerais mais atuais e confiáveis para a organização de ações envolvendo as políticas públicas de saúde.

Como fazer o Cartão do SUS

Algumas pessoas não sabem Como fazer o Cartão do SUS  e também ainda tem dúvidas sobre valores para criação e outras informações. O cartão do SUS é gratuito e pode ser feito e impresso em qualquer cidade do Brasil, seja em clínicas, postos de saúde, hospitais ou lugares especificados pela Secretaria Municipal de Saúde (incluindo seus horários de atendimento).

Como fazer o Cartão do SUS

Tendo ele em mãos, o agendamento de exames e consultas é facilitado, além de possibilitar adquirir medicamentos gratuitos com mais tranquilidade.

Também é possível iniciar o processo de solicitação do cartão por meio da internet, neste atalho.

O sistema irá gerar um número de protocolo que deverá ser levado em até noventa dias até um ponto de atendimento do SUS credenciado para solicitação do cartão. Ali serão recolhidos os documentos necessários para o cadastro e em seguida dado continuidade à confecção do cartão.

Ao realizar o pré-cadastro pela internet, o usuário deve tomar cuidado para fornecer informações corretas e atualizadas, pois não é possível refazer o protocolo de pedido. Os dados de contato, como e-mail, devem ser os mais utilizados pelo requerente.

Quem pode fazer um cartão do SUS

Agora que você já sabe Como fazer o Cartão SUS é hora de saber que todo brasileiro nato ou estrangeiro naturalizado tem direito ao cartão.

Outra pessoa, desde que parente de primeiro grau (pais, avôs, irmãos, filhos e netos), pode realizar o cadastramento e a solicitação do cartão em nome de um usuário, precisando apresentar a documentação necessária.

Documentos necessários para a solicitação do cartão

Para solicitar o cartão é preciso apresentar CPF, RG, Certidão de casamento ou de nascimento e um comprovante de residência. Desse modo, o usuário estará apto a ser atendido em todos os pontos de saúde próximo à sua localidade de residência, porém isso não exclui a possibilidade de atendimento em qualquer região do Brasil.

Outros documentos melhoram o cadastramento, tais como: CI (Cartão de Contribuinte Individual) do INSS; PASEP (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público); e PIS (Programa de Integração Social).

Estrangeiros devem levar, além dos documentos citados acima, outras informações como:

  • O país de sua origem;
  • A data de entrada no Brasil;
  • A data e o número da portaria de naturalização brasileira.

O que fazer em caso de perda do cartão?

Caso o usuário perca seu cartão, ele pode solicitar uma segunda via do Cartão SUS no mesmo ponto de atendimento onde solicitou a primeira. Contudo, é importante solicitar a segunda via e não um novo cartão, mantendo assim seu número de identificação. Caso esse número não possa ser identificado, então será solicitado novo cartão.

O modelo do cartão do SUS

Após a solicitação, recebe-se um cartão provisório. Contudo, o definitivo será enviado no endereço informado no cadastro, tendo ele o formato comum de cartões de plástico (como os de débito e crédito).

5 (100%) 1 vote

Comentários

Deixe um comentário