Cartão SUS

Consultar Cartão do SUS

Consultar Cartão do SUS – O cartão do SUS foi idealizado para melhorar o atendimento aos pacientes nos centros de saúde vinculados ao Sistema Único de Saúde (SUS). Pacientes que utilizem planos de saúde e convênios também podem ser beneficiados.

Em muitos postos de saúde é possível realizar marcações de atendimento mesmo sem ter o cartão em mãos, mas será preciso fazer uma consulta do número do cartão do sus para que isso seja possível, veja abaixo o passo a passo.

Todo brasileiro nato ou naturalizado pode pedir o seu a qualquer momento e de modo gratuito.

Qual a importância do Cartão do SUS?

Com os avanços da tecnologia nos meios digitais, os sistemas hoje possuem uma integração mais ampla e confiável. O mesmo ocorreu com o sistema Cartão Nacional de Saúde, do qual o cartão SUS faz parte.

Visando estabelecer uma troca de informações entre os agentes e órgãos da área de saúde, o sistema permite a inclusão de todo o histórico de consultas, atendimentos e exames que os usuários do SUS venham a realizar. Dessa maneira, caso o paciente precise mudar de médico ou mesmo de cidade, o profissional seguinte que o atender poderá continuar algum tratamento ou se informar de quais medidas foram ineficientes evitando repeti-las.

consultar cartão do sus

Com o advento do Cartão SUS digital, agora até os próprios usuários poderão se beneficiar de um modo mais efetivo do cartão. Pois, o aplicativo permite auferir os níveis de pressão e as taxas de glicemia através do histórico do paciente, possibilitando que ele verifique sua própria condição. Também pode fornecer informação ao médico com o qual se consulta e organizar uma lista de contatos para serem avisados em caso de emergência.

O governo também tem a possibilidade de melhorar seus projetos de saúde porque possui em mãos os dados gerais de toda a população brasileira que utiliza o sistema. Ampliam-se as chances de sucesso ao se organizar, estruturar e implementar ações e campanhas de saúde.

Documentos necessários para o Cartão SUS

Algumas pessoas ficam impossibilitadas de realizar o cadastramento do Cartão SUS por conta de divergências na documentação, falta de documentação e outros motivos relacionados. Os documentos a seguir são de extrema importância para que seja feito o cadastro no sistema único de saúde.

  • Carteira de Identidade
  • CPF
  • Certidão de nascimento ou certidão de casamento
  • Comprovante de residência

Consultar Cartão do SUS

Para aqueles que não utilizam o aplicativo para Consultar Cartão do SUS, existe o sistema online onde pode-se verificar as informações do Cartão do SUS. Segue o link: https://portaldocidadao.saude.gov.br/portalcidadao/

Se você ainda não possui um cartão SUS e gostaria de solicitar um, pode realizá-lo por meio Desde atalho.

cartão sus online

Após a impressão do protocolo, é necessário se dirigir a um centro de atendimento do SUS credenciado para conclusão da solicitação de emissão do cartão. Deverá levar comprovante de residência, RG, CPF, certidão de nascimento ou de casamento.

O cartão oficial será enviado para o endereço informado no cadastro, porém o usuário poderá receber o número de identificação do cartão para poder fazer suas consultas e demais agendamentos junto ao SUS. Um cartão provisório também será entregue.

Caso não queira fazer pela internet, basta se dirigir a um dos pontos de atendimento habilitados para a emissão do cartão pela Secretaria Municipal de Saúde. Os documentos são os mesmos citados.

Em caso de perda, você também poderá Consultar Cartão do SUS em um dos postos de saúde mais próximo da sua casa.

5 (100%) 1 vote

Deixe um comentário