Cartão SUS

Imprimir Cartão do SUS – FAÇA AQUI

Saiba como Imprimir Cartão do SUS – O cartão do SUS permite ao usuário marcar consultas e exames com mais praticidade nos pontos de atendimento do Sistema Único de Saúde (postos, hospitais etc.) ou através dos convênios e planos de saúde.

Graças ao número de identificação constante no cartão, as informações do usuário ficam disponíveis no Sistema Cartão Nacional de Saúde e podem ser consultadas por qualquer médico ou profissional da saúde que venha a atendê-lo.

O cartão tem validade em todo território nacional e pode ser solicitado de modo físico ou inicialmente pela internet.

Quem pode solicitar cartão SUS?

Todo brasileiro ou estrangeiro naturalizado tem direito de Imprimir Cartão do SUS, basta apresentar os seguintes documentos na hora da solicitação:

  • CPF e RG;
  • Certidão de nascimento ou de casamento;
  • Comprovante de residência.

Brasileiros naturalizados precisam especificar sua data de entrada no país e a de naturalização, bem como número de portaria desse processo. Também precisam informar o país de sua origem.

imprimir cartão do sus

Aquele usuário que não puder se dirigir a um centro de saúde credenciado para a emissão do cartão, pode entregar sua documentação a um parente próximo, de primeiro grau, para que ele faça a solicitação em seu lugar. Nesse grupo incluem-se irmãos, pais e mães, avós e avôs, netos.

Como Imprimir Cartão do SUS

De posse dos documentos acima citados, o usuário pode se dirigir a um dos pontos de atendimento do SUS credenciados pela Secretaria de Saúde do Município e fazer seu cadastro. Feito isso, o cartão será enviado à residência informada na hora da inclusão dos dados do usuário. Até lá, ele recebe um cartão provisório para que possa realizar normalmente os processos de agendamento de consultas e exames no SUS.

Outra forma de Imprimir Cartão do SUS é por meio da internet. Para isso, basta acessar a página cadastral do programa no site Portal do Cidadão. É necessário informar dados como nome completo, RG, CPF, data de nascimento, nome da mãe e cidade de nascimento. Será emitido um protocolo que precisa ser impresso e levado em até noventa dias a um dos pontos credenciados pelo SUS, para que um funcionário do local o valide e dê entrada no processo de confecção do cartão. Através das opções da página, ainda é possível acessar a área do usuário para verificar informações como o número de identificação do usuário junto ao Sistema Cartão Nacional de Saúde.

Vantagens do Cartão SUS para a população

Conforme os dados gerados pela base de cadastros do sistema, o governo pode estruturar e realizar campanhas de saúde pública com mais efetividade.

Caso o usuário esteja viajando, apresentando o cartão ele poderá facilitar o atendimento de que necessite junto ao SUS.

4.2 (84%) 5 votes

Comentários

Deixe um comentário